Categorias
Linux Segurança

Bloqueie os script kiddies

Você já está cheio do seu log de sistema lhe entupir com relatórios de centenas (ou até milhares) de falhas de tentativas de autenticação SSH por script kiddies buscando entrar na sua máquia?

Eles não causam dano enquanto estiverem falhando mas ainda assim incomodam. Mas há algumas maneiras de evitá-las. A melhor - desde que você nunca precise de acesso SSH de fora da sua rede - é fechar a porta 22 do seu roteador, e ninguém poderá entrar. Outra opção é executar um programa como Fail2ban ou DenyHosts. Eles vigiam seu arquivo de log por falhas de tentativas de login repetidas pelo mesmo endereço IP e adiciona o IP nas regras do seu firewall para bloquear qualquer futuro contato do remetente por um tempo.

A terceira opção é ridiculamente fácil. Tentativas de quebra de SSH geralmente assume que o SSH é executado na porta padrão 22; mude para uma alta e aleatória porta e as tentativas de quebra desapareção por mágica. Altere /etc/ssh/sshd_config e modifique a diretiva de escuta para algo como:

Listen 31337

e reinicie o sshd. A única desvantagem disso é a incoveniênica de precisar adicionar esta porta no commando ssh cada vez que você se autentica, mas você pode usar um apelido para lidar com isso:

alias myssh ssh -p 31337

Uma resposta em “Bloqueie os script kiddies”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.