Categorias
Linux

Mensagens de texto

Como sabemos, computadores existem para fazer as tarefas monótonas com as quais não queremos nos incomodar. Isto significa que coisas como adicionar ou subtrair números, desenhar coisas em cores bonitas e lembretes a seus mestres todo-poderosos de anotações a vir. Há dúzias de aplicações que têm a função de lembretes e que acionam uma tela chata com pequenas mensagens informando que você está atrasado para o dentista. Mas você realmente não precisa de uma: você pode exatamente o mesmo tipo de funcionalidade usando um casal de comandos do bom e velho terminal. Os comandos em questão são at e xmessage.

O comando at é uma das ferramentais mais essenciais aos usuários que circulam de um ponto a outro. Em essência, você digita 4:57 pm today na linha de comando e o at abrirá um editor de texto primitivo. No editor, você simplesmentes adiciona cada comando que deseja executar às 4:57 e pressiona Ctrl e D para indicar o final do arquivo. Cada comando deve parecer exatamente como seria na linha de comando e você pode até usar formatos diferentes para hora, como 1657 para formato 24 horas ou também 'now + 2 hours', ou ainda especificando o dia como 'Saturday' ou 'tomorrow'.

O comando que precisamos para emitir a tela do alerta é xmessage. É uma ferramenta muito simples que data dos primeiros anos das janelas X e simplesmente abre uma pequena tela no seu monitor que inclui uma mensagem de texto e um botão para fechar. A sintaxe do xmessage seria:

xmessage -display :0.0 "You are late"

A parte 'display' do comando é importante porque permite ao xmessage saber qual monitor deve ser usado. Se você adicionar o comando ao at, você tem uma maneira flexível de criar lembretes para si mesmo sem necessidade de recorrer a uma outra aplicação. É ainda mais fácil que usar o Cron, que pode ser desencorajador quando você que simplesmente executar algo como xmessage!

Mais em Truques de linha de comando.

Uma resposta em “Mensagens de texto”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.